Dicas, Pintura, Tutoriais

Como usar tinta epóxi? Confira dicas e sugestões de aplicação

Como usar tinta epóxi? Afinal, ela é um coringa na reforma de qualquer casa. Além disso, é super utilizada por quem faz trabalhos DIY por conta da facilidade de aplicação. Ela caiu no gosto de quem faz DIY porque cobre diversos tipos de superfície em poucas demãos e conta com alta resistência à abrasão.

Dessa forma, a epóxi é o tipo de tinta ideal para pintar paredes, azulejos, banheiros, chapas de ferro, aço, cozinhas, madeiras e mais uma série de revestimentos.

Se você quer saber como usar tinta epóxi para dar nova cara a algo que precisa de uma repaginada em casa, confira aqui tudo que precisa saber!

 

O que é tinta epóxi?

como usar tinta epóxi - banheiro com azulejo pintado de rosa

Foto: Beau Monde / Reprodução

A tinta epóxi é uma tinta industrial à base de um material de mesmo nome. Ela é amplamente utilizado na construção civil e é responsável por dar acabamento a pisos de garagens, quadras poliesportivas, salas de cirurgia e clínicas hospitalares.

 

Entretanto, por conta de sua resistência e facilidade de uso, a tinta epóxi pode ser comprada em diversas cores e acabamentos. Apesar de alguns fabricantes só a disponibilizarem no acabamento acetinado, ela também pode ser adquirida em tons foscos e brilhantes.

 

Quanto a tinta epóxi rende?

pintar com tinta epóxi - homem jogando tinta na bandeja

Foto: Unsplash / Reprodução

Uma lata de 900 ml de epóxi rende a pintura de até 15 m², porém o acabamento ideal é feito com pelo menos duas demãos. Caso a superfície em questão seja lisa, você consegue fazê-la render um pouco mais.

 

 

Benefícios de usar tinta epóxi

 

O maior benefício de usar esse tipo de tinta é sua facilidade. Afinal, grande parte delas já vêm pronta para uso. As que não vem só precisam do acréscimo de 10% de água.

 

Por esse motivo, ela é uma das mais utilizadas por quem faz reformas por conta própria. Porém, é preciso se atentar às instruções de uso do fabricante para garantir maior qualidade de cobertura e rendimento.

Como usar tinta epóxi?

como usar tinta epoxi - homem pintando parede

Foto: Freepik

Se você quer saber como usar tinta epóxi e realizar uma boa pintura, precisa se atentar a alguns procedimentos que você deve tomar para não prejudicar o acabamento. Confira quais são elas:

 

1. Utilize as ferramentas certas

acessórios para pintura com tinta epóxi

Foto: Haiku Deck / Reprodução

Se você não utilizar os materiais certos para realizar a pintura, o acabamento ficará deixando a desejar. Dito isso, caso opte pelo processo de pintura manual, utilize pincel e/ou rolo de lã de carneiro para pintar a superfície em questão.

 

Além dela, a lã sintética baixa também é um material que garante boa cobertura. Se preferir agilizar o processo, utilize pistola de tinta ou compressor, mas com cuidado para não deixar a superfície com disformidades.

 

Lave toda a cerâmica com água e detergente para remover graxa e gordura. Se houver limo ou mofo aplique água sanitária para a completa retirada do mofo. Secar totalmente a superfície. Para eliminar o brilho use lixa nº 360 ou 400.

 

 

2. Prepare a superfície corretamente

lixa de azulejo para tinta epóxi

Foto: 123RF / Reprodução

A superfície a ser pintada com tinta epóxi precisa estar limpa, seca e fosca. Se houver resquícios de poeira, gordura, sabão ou mofo a tinta não irá fixar.

 

Por isso, é preciso preparar a superfície em questão limpando com detergente neutro diluído em água e, logo após, passar lixa 360 ou 400. Depois disso, remova todo o pó gerado pelo lixamento com pano seco e limpo.

 

Você pode conferir este vídeo para ver o processo de forma mais visual.

E aí, gostou de saber como usar tinta epóxi? Então mãos à obra!

Fonte: www.blogdascores.com.br

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *