Cuidados, Dicas

Descarte de tinta: aprenda como fazer de forma correta

Está pensando em fazer uma reforma, mas não sabe como realizar o descarte de tinta de forma correta? Você não está sozinho nessa.

Afinal, pelo fato da tinta ser um produto químico, restos de tinta devem ser descartados de modos específicos. Caso eles não sejam seguidos à risca, tanto sua saúde quanto o meio ambiente podem sofrer consequências.

Por isso, saber como descartar tinta da maneira correta é uma informação super útil, já que trata-se de uma atitude necessária e sustentável. Portanto, confira algumas dicas de como conservar os restos de tinta que sobraram da pintura.

 

1. Descubra quanta tinta precisa utilizar antes de comprar

Foto: Pinterest / Reprodução

Antes de qualquer coisa, não compre mais tinta que o necessário. Afinal, além de economizar, você também evita o desperdício de material.

Portanto, meça a área a ser pintada e leve essa informação à loja. Dessa forma um consultor pode te indicar a quantidade de produto necessária para realizar o projeto.

 

2. Posso reutilizar a tinta após o primeiro uso?

descarte de tinta - pincel sujo de tinta branca

Foto: Pinterest / Reprodução

Se mesmo calculando o espaço antes da compra acabar sobrando tinta, você pode armazená-la para uso posterior. Entretanto, mantenha-a em um local em que não haja incidência solar direta.

Caso a quantidade seja muito pequena, o ideal é despejar o produto em potes pequenos e guardar em um local seco. Se a tinta em questão for branca, você pode misturá-la a uma camada de base no próximo uso e usar sem problemas.

 

3. Outras pessoas podem utilizar a tinta depois de mim?

Claro! Se não tiver previsão de uso, doe a tinta para instituições que precisam de donativos para manter seu funcionamento. Além disso, você também pode perguntar aos seus vizinhos ou amigos se eles estão precisando.

Se não conseguir fazer isso, pinte pedaços de compensado ou papelão com o material que sobrou. Além de evitar que o produto contamine a água, a tinta seca não atrapalhará a reciclagem desses materiais.

 

Cuidados com o descarte de tinta

descarte de tinta - tinta sendo derramada na bandeja de pintura

Foto: Pinterest / Reprodução

Pelo fato de ser um produto químico que além de abrasivo é inflamável, as tintas precisam de descartes específicos para evitar poluição ou incêndios. Por isso, antes de jogar tanto as latas quanto o líquido, fique atento a estas questões:

  • Não jogue tinta pela pia ou canos, pois o tratamento do esgoto pode não reduzir a toxicidade do material e, dependendo do calor, ele pode provocar explosões.
  • Não faça o descarte de tinta no solo, pois os restos do produto podem atingir o lençol freático e contaminar a água.
  • Entre em contato com o estabelecimento onde você comprou, ou com o fabricante da tinta em questão, e pergunte como é feito o processo de descarte de tinta.
  • Contate a superintendência de limpeza urbana da sua cidade, ou associações de catadores credenciadas, para saber como funciona a coleta para esses casos.

Viu como é simples? Caso você queira saber mais sobre a política de descarte de tinta, acesse o site da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta. Lá eles possuem as diretrizes seguidas pelos fabricantes para não só tintas como também solventes e vernizes.

Fonte: www.blogdascores.com.br

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *