Fazer marmorização de parede é super prático e um baita investimento pra valorizar aquela área da sua casa que precisa de uma repaginada.
Afinal, conhecido por sua elegância e requinte, o mármore é um dos materiais mais nobres da construção civil. Porém, seu custo elevado dificulta a sua utilização.
Por sorte, é possível dar, a um revestimento feito com tinta, a textura de mármore. Essa técnica é conhecida como marmorização de parede e proporciona um visual incrível a qualquer ambiente!
Portanto, se você ficou interessado e está em busca de dicas de como fazer isso em casa, leia abaixo o que é preciso fazer para realizar esse tipo de pintura sem complicações. Além disso, aproveite e confira algumas paredes incríveis para se inspirar!
O que é marmorização de parede?
Marmorização é o processo no qual uma superfície recebe pintura e tratamento para ganhar o aspecto do mármore. Além de ser um procedimento simples e econômico, esse revestimento pode ser feito em paredes e bancadas.
Ademais, colunas e até superfícies em madeira podem receber esse tipo de tratamento. A principal característica dessa técnica é, além da ilusão perfeita de um mármore, a originalidade.
Afinal, por ser um processo artesanal, nenhuma superfície marmorizada ficará idêntica à outra. Isso torna cada trabalho único. Legal, né?
Como fazer marmorização de parede?
Para realizar o processo de marmorização, você irá precisar de:
- Lixa 500
- Selador de parede
- Desempenadeira
- Tinta com textura marmorizada
- Rolo de pintura
- Pano seco ou vassoura de cerdas macias
- Cera pastosa incolor
Antes de qualquer coisa, é preciso fazer uma boa preparação de parede para conseguir o acabamento ideal. Por isso lixe bem a superfície, na qual o revestimento será feito, antes do procedimento. O ideal é lixar até nivelar a parede, para retirar todas as imperfeições.
Logo após, passe um pano seco para retirar o pó do local. Assim você evita que o acabamento fique com falhas.
O próximo passo é aplicar um selador acrílico. Aplique duas demãos, utilizando para isso um rolo de pintura. O intervalo de aplicação entre uma demão e outra deve ser de, no mínimo, quatro horas.
Feito esse processo, é hora de pôr a mão na massa. Pegue a textura e, com o auxílio de uma desempenadeira, aplique em toda a extensão da parede. A dica nessa etapa é fazer isso da forma mais irregular possível para que o efeito fique mais aparente.
Posteriormente, aplique três demãos da textura em intervalos de quatro horas. Após a última demão aguarde 24 horas para fazer os últimos processos.
Depois desse tempo, lixe a parede mais uma vez para retirar relevos. Limpe novamente e, por fim, aplique a cera com um pano ou espuma em toda a superfície.
Pronto! O resultado fica incrível e dará destaque a qualquer área da casa. Inclusive, é válido ressaltar que cozinhas e banheiros podem receber esse tipo de revestimento sem problemas.
Então, mãos à obra!
Fonte: www.blogdascores.com.br